Vanguarda Instituto de Educação

(65) 3623-5151 (65) 999715252 whats Ligue Grátis 08006435151

Av. Mato Grosso, 23 - Centro Norte, Cuiabá - MT, 78005-030, Brazil

  • gps-2845363_960_720
  • md_5af2ca6386091
  • whatsapp
  • logo-instagram-png-fundo-transparente
  • 595px-Facebook_Messenger_logo.svg

©2019 Created by Wlademir Teixeira Quezada Ribeiro

Alfabetização e Letramento 

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A alfabetização é um processo que começa bem antes da entrada da criança na escola, espaço onde é submetida a mecanismos formais de aprendizagem da leitura e da escrita e pelo qual se adquire o domínio de um sistema linguístico e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, o domínio das ferramentas e o conjunto de técnicas necessárias para exercer a arte e a ciência da escrita e da leitura.

Atualmente, tão importante quanto conhecer o funcionamento do sistema de escrita é poder se engajar em práticas sociais letradas. Assim, enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita, o letramento se preocupa com a função social do ler e do escrever.

O curso oferece ao profissional da educação e áreas afins o conhecimento sobre a criança, o educar, a construção do conhecimento, a adaptação, assimilação, acomodação e outros, conforme conteúdos, a aprendizagem e suas teorias. Por meio deste curso o aluno ampliará seus conhecimentos para as melhorias a serem praticadas na função de educador.

 

OBJETIVOS

Este curso tem como objetivo oportunizar ao aluno obter os conhecimentos necessários para refletir sobre o papel do educador no processo de ensino e aprendizagem para crianças de 0 a 5 anos e qualificá-lo para o exercício da função. Como não há receitas prontas, este curso visa oferecer ao professor de Educação Infantil e profissionais das áreas afins a oportunidade de repensar, criar e recriar sua prática docente com base em uma atividade pedagógica crítica e consciente em relação aos interesses e necessidades da infância.

Nesta perspectiva, no decorrer do curso irá conhecer sobre: a Trajetória da Educação Infantil no Brasil, os Pensadores que influenciaram na Concepção da Educação Infantil, Fundamentos Legais para a Educação Infantil e as Atribuições e Competências do Profissional de Educação Infantil.

 

PROGRAMA

  • Concepções sobre alfabetização e letramento

  • Alfabetização no Brasil: um pouco de história

  • Relação entre alfabetização e letramento

  • O que significa alfabetizar letrando?

  • O papel do professor como formador de alfabetizados letrados

  • Métodos de alfabetização mais utilizados

 

  • Referências Bibliográficas

  • Leitura Complementar/Para Saber Mais

  • Vídeos Sugeridos

  • Atividades Avaliativas

 

 

CARGA HORÁRIA: 80h.

 

PÚBLICO-ALVO

Profissionais formados em nível superior, pedagogos, professores com magistério, estudantes da área educacional, gestores, coordenadores, assessores e dirigentes de órgãos normativos dos sistemas educacionais, em geral.

METODOLOGIA

O curso será ministrado na modalidade online utilizando-se as ferramentas tecnológicas (AVA-Moodle), aplicadas na educação com o apoio do professor tutor, o que facilitará e contribuirá significativamente para os seus estudos. Com carga horária de 60h, o curso poderá ser realizado, quando e de onde você estiver ou ainda comparecendo ao Polo de Apoio Presencial onde foi realizada sua matrícula.