Vanguarda Instituto de Educação

(65) 3623-5151 (65) 999715252 whats Ligue Grátis 08006435151

Av. Mato Grosso, 23 - Centro Norte, Cuiabá - MT, 78005-030, Brazil

  • gps-2845363_960_720
  • md_5af2ca6386091
  • whatsapp
  • logo-instagram-png-fundo-transparente
  • 595px-Facebook_Messenger_logo.svg

©2019 Created by Wlademir Teixeira Quezada Ribeiro

Construção Do Conhecimento na Educação infantil

APRESENTAÇÃO

Partindo do princípio de que o construtivismo é um conceito desenvolvido a partir da ideia relativa ao processo de aprendizagem infantil, durante o curso o aluno aprenderá que o conhecimento é formado através de experiências práticas. Os materiais aqui disponibilizados apresentam métodos baseados neste conceito e proporcionam ao cursista técnicas utilizadas com objetos de aprendizagem que instigam o ensino por meio do experimento.  

 

OBJETIVOS

Este curso objetiva qualificar professores e estudantes de Pedagogia para a prática de ensino e aprendizagem de modo dinâmico e eficiente, partindo do conceito construtivista auxiliando os profissionais de educação infantil a utilizar métodos diferenciados de ensino através de suporte teórico e estudos científicos.

  • Refletir sobre sua própria prática profissional e integrar o acadêmico à realidade educativa (escolar e não escolar) com olhares de investigação, compreensão e descoberta de como se desenvolve a formação do sujeito, enquanto ser social, a partir das relações das linguagens filosóficas, sócio educacionais e históricas existentes no espaço educativo;

  • Proporcionar aos profissionais da Educação a ter um olhar expansivo acerca de como ocorrem os processos de Alfabetização e Letramento;

  • Desenvolver as capacidades mais importantes no processo de aprendizagem a serem atingidas;

  • Desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar;

  • Refletir sobre a concepção sócia histórica do conceito de escrita na cultura moderna e no mundo contemporâneo, no âmbito de uma sociedade semiótica.

 

 

PROGRAMA

  • Introdução;

  • Jean Piaget e a Construção do Conhecimento na Educação Infantil;

  • Adaptação;

  • Assimilação;

  • Acomodação;

  • A Teoria da Equilibrarão;

  • Contribuições Wallon na Formação do Pensamento Infantil;

  • A Avaliação Planejada e o Processo de Construção do Conhecimento na Educação Infantil;

  • A Importância do Parecer Descritivo na Educação Infantil.

 

CARGA HORÁRIA: 80h.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais formados em nível superior, pedagogos, professores com magistério, estudantes da área educacional, gestores, coordenadores, assessores e dirigentes de órgãos normativos dos sistemas educacionais, em geral.

 

METODOLOGIA

O curso será ministrado na modalidade online utilizando-se as ferramentas tecnológicas (AVA-Moodle), aplicadas na educação com o apoio do professor tutor, o que facilitará e contribuirá significativamente para os seus estudos. Com carga horária de 60h, o curso poderá ser realizado, quando e de onde você estiver ou ainda comparecendo ao Polo de Apoio Presencial onde foi realizada sua matrícula.