Vanguarda Instituto de Educação

(65) 3623-5151 (65) 999715252 whats Ligue Grátis 08006435151

Av. Mato Grosso, 23 - Centro Norte, Cuiabá - MT, 78005-030, Brazil

  • gps-2845363_960_720
  • md_5af2ca6386091
  • whatsapp
  • logo-instagram-png-fundo-transparente
  • 595px-Facebook_Messenger_logo.svg

©2019 Created by Wlademir Teixeira Quezada Ribeiro

Metodologia da Matemática no Ensino Fundamental

APRESENTAÇÃO

Partindo do princípio que a prática dos professores no processo de formação dos alunos  deve ser contínua e tendo em vista que a profissão exige saberes, dedicação, compreensão e aprimoramento na sua formação, se faz necessário romper com a cultura de aula vinculada à memorização de conteúdos, regras, técnicas de cálculos e a resolução de exercícios repetitivos que muitas vezes, não contribuem para a aprendizagem. Nessa perspectiva, é preciso que o professor busque metodologias e estratégias que fomentem uma prática emancipadora com seus alunos que os faça refletir e motive a transformação na maneira de pensar, ver e viver a realidade.

 

OBJETIVOS

Este curso tem como objetivo qualificar professores, estudantes de Pedagogia e áreas afins para que o ensino e aprendizagem da Matemática se tornem dinâmicos e interessantes ao aluno do Ensino Fundamental 1, despertando interesse pelo estudo e para promover a interação com o professor e seus colegas na busca do melhor entendimento e compreensão dos princípios matemáticos ensinados. Para que isso ocorra, o professor deverá estar qualificado para adotar e aplicar novas metodologias e estratégias que possibilitem a formação de cidadãos competentes e capazes contribuir para um novo modelo de sociedade. E ainda:

- Promover a formação continuada de professores e estudantes de Pedagogia para a desempenhar sua função de educador com os conhecimentos para o atendimento às necessidades dos alunos;

- Qualificá-los e prepara-los para participar de discussões sobre os vários métodos (dinâmicos e práticos) que podem ser utilizados em sala de aula para motivar os alunos a aprender Matemática por meio de metodologias diversificadas como jogos e brincadeiras;

- Desenvolver e aplicar estratégias com dinâmicas, charadas e jogos matemáticos e que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas

técnicas.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • A construção do conceito de número;

  • O sistema de numeração decimal;

  • O papel do erro no processo de aprendizagem;

  • Cálculo mental e algoritmos;

  • Algoritmo da subtração;

  • O campo conceitual aditivo;

  • Os erros como ponto de partida para a aprendizagem;

  • Erro no cálculo numérico;

  • Sugestões para o trabalho com adição e subtração;

  • Dificuldades de aprendizagem;

  • A formação do pensamento lógico-matemático;

  • Sugestões de atividades relacionados a jogos matemáticos;

  • Sugestões de Atividades: boliche e bingo matemático;

  • Charadas matemáticas;

  • PARA SABER MAIS / Leitura Complementar

  • Referências bibliográficas.

  • Atividades Avaliativas.

 

METODOLOGIA

O curso é oferecido na modalidade online, utilizando-se da ferramenta tecnológica MOODLE/AVA-Ambiente Virtual de Aprendizagem e que funciona de forma eficiente, dinâmica e prática para a realização dos cursos com o acompanhamento e apoio pedagógico dos professores e coordenadores. Os cursos dispõem de materiais didáticos e conteúdos digitais online, que ficarão disponíveis para download e impressão, para que o aluno regularmente matriculado possa acessar o curso e estudar de onde e quando quiser de maneira fácil e tranquila, de acordo com sua própria organização e gerência de tempo.

As Atividades Avaliativas permitem aos estudantes e aos professores a verificação da aprendizagem para possíveis intervenções e orientações.

Em cada atividade o estudante precisará acertar no mínimo 60% das questões para que ele possa avançar para a próxima atividade. Caso não consiga obter a nota mínima de 6,0 (seis vírgula zero), terá ainda outras duas chances gratuitamente. Após o término do curso e completada a carga horária o cursista deverá entrar em contato com a Instituição para a emissão do Certificado.

 

CARGA HORÁRIA: 80h

PÚBLICO-ALVO

Profissionais formados em nível superior, pedagogos, professores com magistério, estudantes da área educacional, gestores, coordenadores, assessores e dirigentes de órgãos normativos dos sistemas educacionais, em geral.

METODOLOGIA

O curso será ministrado na modalidade online utilizando-se as ferramentas tecnológicas (AVA-Moodle), aplicadas na educação com o apoio do professor tutor, o que facilitará e contribuirá significativamente para os seus estudos. Com carga horária de 60h, o curso poderá ser realizado, quando e de onde você estiver ou ainda comparecendo ao Polo de Apoio Presencial onde foi realizada sua matrícula.