Buscar
  • Vanguardablog

Curiosidades sobre a modalidade EAD


A modalidade EAD ganhou força nos últimos anos. Ela está presente nas melhores Universidades do Brasil e do mundo. Oferecendo flexibilidade, preços atrativos e a mesma qualidade de ensino de um curso presencial, como não se render?

Você sabia que, apesar do crescimento da educação a distância no Brasil ter acontecido de forma mais acentuada nos últimos anos, essa forma de ensino já existe há mais de 200 anos?


Neste post, mostraremos algumas curiosidades da modalidade EAD.


Acompanhe o artigo e confira!


Como a modalidade EAD começou a ganhar força na educação?


A educação a distância não é tão nova quanto a gente pensa.Há muita história por trás dessa modalidade.

Quem não se lembra de alguém que comprou apostila na banca para aprender novas músicas no violão ou até mesmo aguardar o material chegar pelos Correios para avançar na datilografia em casa? Tudo isso faz parte da modalidade EAD.

Em geral, essa é uma forma de aprender sem aulas marcadas, horários fixos e professores presenciais. Para que a experiência dê certo, o aluno deve ter disciplina.  


Tecnologia e ensino: uma relação que deu certo


A verdade é que as tecnologias da informação sempre foram molas propulsoras para esse método de ensino. Na década de 1940, as pessoas aprendiam pelo rádio, guiadas pelo próprio locutor.

Quando a televisão chegou, o sistema foi revolucionado: professor e quadro negro passaram a ser vistos. Agora, com a Internet, voltamos ao cunho democrático da educação. Mais rápida, mais próxima e completa.

Capaz, inclusive, de colocar o aluno e o professor frente a frente, possibilitando interações, que consolidam o aprendizado ao vivo.

No curso de graduação, por exemplo, os alunos contam com professores e tutores em cada disciplina. Eles podem interagir por diversas tecnologias e pelo tradicional e-mail.

Perceba, portanto, que todo aprendizado que acontece por meio da modalidade EAD é uma soma de tecnologias — de vídeo, de áudio e de transmissão. Não é demais?


Curiosidades sobre a modalidade EAD


No Brasil, a educação a distância é levada a sério


Desde 1996, existe uma lei que apoia essa modalidade de aprendizado.

‘’Art. 1º. Para os fins deste Decreto, considera-se educação a distância a modalidade educacional que busca superar limitações de espaço e tempo com a aplicação pedagógica de meios e tecnologias da informação e da comunicação e que, sem excluir atividades presenciais, organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação ´peculiares´.’’

Como vivemos em um país territorialmente grande, a educação ainda é um grande desafio. O analfabetismo, mesmo sendo combatido, ainda é uma realidade. Por vezes, falta oportunidade de aprender por distância da escola, por falta de tempo e entre outros entraves.

A tecnologia não é uma saída para esse problema?


Um a cada cinco estudantes matriculados no Ensino Superior estuda a distância


Dados do Censo da Educação Superior revelam que essa é a modalidade de educação que mais cresce em nosso país.

São mais de 1,8 milhão de alunos, o que equivale a 21,2% do total de matrículas em todo o Ensino Superior. Se você ainda está em dúvida sobre a modalidade EAD, a maioria das pessoas confia nesse sistema de ensino.


A EAD existe desde o século XIX


As universidades norte-americanas foram protagonistas da metodologia. Cursos de extensão universitária e de línguas eram enviados pelo correio. Como a comunicação era difícil naquela época, a EAD foi inovadora desde o início!


A modalidade EAD é econômica


Ao optar pela modalidade EAD, você automaticamente economiza em alguns itens, o que faz com que este seja um ótimo investimento. Pense bem: você consegue economizar com passagem de ônibus, alimentação e xerox. E isso, ao final do mês pode representar uma quantia significativa.


A primeira EAD do Brasil foi de datilografia


Há mais de cem anos cursos como datilografia, por exemplo, eram ofertados como forma de EAD. Naquela época ainda não havia internet, então o material era enviado por correspondência, e assim se dava todo o resto do processo. Com a entrada do rádio no mercado, nos anos 20, criou-se uma nova opção de EAD, que ganhou força próximo do fim da década de 1930.


A rotina do curso é moldável


A mecânica do curso muda de uma instituição para a outra. Em alguns módulos, os alunos recebem todos os conteúdos no início do semestre e podem acessá-los com liberdade. Outros são liberados conforme o plano de estudos.

Em geral, os alunos precisam:

assistir a todas as aulas do semestre;participar dos debates nos fóruns on-line;realizar os exercícios de cada aula;produzir os trabalhos exigidos e entregá-los via plataforma de estudos;fazer exames presenciais no campus ou polo de apoio;realizar estágio supervisionado, caso a matriz curricular contemple essa atividade;fazer o trabalho de conclusão de curso e apresentá-lo presencialmente.

Viu como a modalidade EAD é mais simples do que você imagina? Ao mesmo tempo que os cursos são flexíveis, eles são completos para a sua necessidade. É preciso ter dedicação e disciplina para aprender, como em qualquer outra situação da vida.


Modalidade EAD: uma maneira eficiente de aprender


Se a população do século XIX aprendia pela educação a distância, por que você não pode embarcar nessa jornada? Descubra o poder da educação amparada na tecnologia e avance na velocidade de nosso tempo.


Embarque nessa jornada e descubra mais sobre a modalidade EAD pelo Facebook e Instagram do Vanguarda Instituto de Educação.


Lá, divulgamos dicas e conteúdos feitos para você, como este que você acabou de ler!

3 visualizações

Vanguarda Instituto de Educação

(65) 3623-5151 (65) 999715252 whats Ligue Grátis 08006435151

Av. Mato Grosso, 23 - Centro Norte, Cuiabá - MT, 78005-030, Brazil

  • gps-2845363_960_720
  • md_5af2ca6386091
  • whatsapp
  • logo-instagram-png-fundo-transparente
  • 595px-Facebook_Messenger_logo.svg

©2019 Created by Wlademir Teixeira Quezada Ribeiro